26/07/2018 :: O Arcebispo Henryk Hoser, Visitador Apostólico de caráter especial para a paróquia de Medjugorje, iniciou seu ministério com uma solene Celebração Eucarística

 

O domingo, dia 22 de julho de 2018 foi para a paróquia de Medjugorje, assim como para todos os peregrinos do Mundo que se preocupam com este lugar, um dia especial e abençoado.

 

Desde o dia 31 de maio, dia em que foi feita a nomeação  pelo Santo Padre Francisco do Arcebispo Henryk Hoser - ex-Enviado Especial da Santa Sé - para ser o Visitador Apostólico especial para a paróquia de Medjugorje, ele estava aguardando ansiosamente o dia de começar seu ministério neste lugar.

Quando, na quinta-feira passada, foi anunciado que ele inauguraria seu ministério com uma Celebração Eucarística na igreja de São Tiago, a alegria dos paroquianos e peregrinos era infinita. Domingo, dia 22 de julho, o grande espaço ao redor do altar da Igreja de São Tiago já estava cheio antes do programa de oração da noite, e a oração do Rosário nos ajudou a preparar para a missa. Acompanhado pelas notas da música de entrada - interpretada pelo coro paroquial "Rainha da Paz" - o Visitador Apostólico Mons. Hoser, o Núncio Apostólico na Bósnia-Herzegovina Dom Luigi Pezzuto, o Provincial da Província Franciscana da Herzegovina, Miljenko Šteko, o pároco de Medjugorje Frei Marinko Šakota e os numerosos concelebrantes sacerdotes foram ao Altar em uma procissão.A celebração eucarística começou com a leitura do Núncio Apostólico, Dom Luigi Pezzuto, da Bula Papal da Nomeação de Mons Hoser, que foi então lida também em croata pelo pároco de Medjugorje, Frei Marinko Šakota.

 

Em seguida, o Provincial da Província Franciscana da Herzegovina, Frei Miljenko Šteko, falou algumas palavras de saudação e boas-vindas. Destacou que a Celebração Eucarística em Medjugorje tinha  "um caráter histórico particular,  já que pela primeira vez está aqui conosco o Núncio Apostólico, Dom Luigi Pezzuto, que representa diretamente o Santo Padre e a Sé Apostólica na Bósnia-Herzegovina".

 

“Obrigado, Excelência, por esta vinda, durante a qual lhe ofereço as mais cordiais boas-vindas! Queremos transmitir ao Sumo Pontífice a nossa gratidão pela sua solicitude pastoral pela Igreja, manifestada também por esta designação ", disse o Frei  Miljenko Šteko, que depois dirigiu as saudações ao Monsenhor Hoser, dizendo:

 

"Caro Arcebispo Hoser, neste momento de graça, saúdo-vos em nome de todos os que aqui se reuniram da maneira mais calorosal! Em nome da Província Franciscana da Herzegovina, desejo-lhe uma estadia abençoada em nosso meio com a realização da missão confiada pelo Santo Padre Francisco. Acolhemos sua vinda com profundo respeito e amor, pois vem do desejo do próprio Romano Pontífice, que preside a Igreja universal. O poder do Espírito Santo nos renova, porque a partir de hoje, sob a sua orientação, podemos progredir no caminho da nossa peregrinação".

A Celebração Eucarística, presidida por Dom Henryk Hoser, realizou-se em latim. Em sua Homilia, o Visitador Apostólico afirmou que o Santo Padre, o Pastor universal da Igreja, toma as palavras do profeta como suas e envia pastores onde as pessoas estão e vivem, onde os fiéis se reúnem para buscar a luz da salvação.

 

"Em Medjugorje, peregrinos vêm de longe, de cerca de oitenta países do Mundo. Distância - "distante" - significa um distanciamento espacial, medido por quilômetros percorridos. Para viajar, você deve ter uma motivação firme e decisiva e também ter os meios importantes para fazer as muitas viagens.

 

Mas a palavra "distante" ainda significa outra coisa: significa uma situação existencial de muitos que se afastaram de Deus, de Cristo, de sua Igreja e da luz que dá sentido à vida, para orientá-la e dar-lhe um propósito vital digno. que vale a pena viver.

Agora podemos entender melhor por que o Santo Padre enviou o Visitador Apostólico a Medjugorje: o cuidado pastoral requer um acompanhamento estável e contínuo da comunidade paroquial de Medjugorje e dos fiéis que peregrinam », afirmou Dom Hoser. Ele então colocou  o que ele mesmo chamou de "questão fundamental: por que tantas pessoas vão a Medjugorje todos os anos?".

 

"A resposta que é dada é esta: eles vêm ao encontro de alguém: encontrar a Deus, encontrar-se com Cristo, conhecer sua Mãe. E depois descobrir o caminho que leva à felicidade de viver na casa do Pai e da Mãe; finalmente descobrir a estrada mariana como a mais certa e segura. É o caminho do culto mariano que vem ocorrendo aqui há anos, ou seja é "aquele culto sagrado, no qual a culminância da sabedoria e o ápice da religião se unem e que é, portanto, a tarefa primordial do povo de Deus" », disse Mons. Hoser, que também acrescentou que é de fato um culto cristocêntrico.

Esta é a devoção popular em  Medjugorje: no centro a Santa Missa, a Adoração do Santíssimo Sacramento, uma freqüência maciça do Sacramento da Penitência, acompanhada por outras formas de piedade: o Rosário e a Via Sacra, que fazem com que as pedras do caminho que antes eram acidentadas, tornem-se suaves ».

 

No final da celebração, que marcou o início de um novo tempo para a paróquia de Medjugorje e para os peregrinos, o pároco Frei Marinko Šakota dirigiu algumas palavras de boas-vindas aos presentes. Agradeceu ao Papa Francisco e ao Núncio Apostólico a nomeação do Visitador Apostólico, bem como o Bispo Hoser, por ter aceitado esta posição e ter vindo a Medjugorje. O pároco então presenteou-o com uma Bíblia e flores em nome da paróquia de Medjugorje. A missa inaugural do ministério de Mons Hosser contou com a presença de milhares de peregrinos e foi concelebrada por cento e dezoito sacerdotes, incluindo o bispo da diocese italiana de Alessandria, Monsenhor Guido Gallese.


voltar

 

Buscar  
Em    
 
 
 
 
 
 
 
Digite seu e-mail abaixo para receber nossas atualizações.
 
 
 
 

Testemunho de

Testemunho de

Testemunho de Maria Auxiliadora Almeida Castro - Montes Claros - MG

Ver Mais Testemunhos
Envie seu Testemunho
 
  Siga-nos Facebook Facebook  
 
© 2024 medjugorje.org.br | medjugorje.org.pt - Site melhor visualizado em Internet Explorer 8 - 1024x768 px ou superior.