09/08/2019 :: Começou o 30º Festival da Juventude em Medjugorie

 
O 30º Festival da Juventude começou em Medjugorje. A Santa Missa foi presidida por Sua Eminência, Cardeal Angelo De Donatis, Vigário Geral de Sua Santidade para a Diocese de Roma e concelebrada por 620 sacerdotes. No Festival participam milhares de jovens do mundo todo. A homilia do Cardeal De Donatis enviamos completa.
 
Caríssimos,
 
Reunidos para a Eucaristia sob o olhar da Mãe de Deus, permanecemos maravilhados com a graça que o Senhor derrama sobre nós continuamente. Tudo é graça: o dom da Igreja, da Palavra e do Pão, a beleza da criação e o rosto dos irmãos. O Bom Pai quer que sigamos o Filho para encontrar a felicidade. Deus não é um recrutador de pessoal, mas a fonte da vida e quer que todos vivam plenamente. Nós seguimos o Senhor porque acreditamos que somente Ele traz vida. O discipulado não tem idade, não pede para ser bom ou chegar. É livre, porque o bom Pai ama o vaso de barro que somos! Não há currículos para apresentar. Isso nos enche de alegria, mas também remove todos os álibis: ninguém pode dizer que não é adequado à santidade por causa de seus erros e fraquezas. O discípulo teme atalhos, não os pecados!
 
Certamente, para ouvir o "Siga-me" que o Mestre Jesus dirige a nós, é necessário que o Espírito Santo abra nossos corações e os encha de sabedoria divina. O Evangelho de hoje nos apresenta o escriba da nova Aliança, o sábio segundo o Evangelho. Três indicações podemos encontrar, entre outras.
 
A primeira: O Reino dos Céu - como ouvimos dizer - é semelhante a uma rede lançada ao mar que recolhe todos os peixes possíveis. Depois, puxados para terra, os pescadores escolhem aqueles bons para comem e separam os ruins. Os Padres do Deserto imaginaram que todo cristão é como um bom pescador que vigia o mar de sua mente, retendo os pensamentos sagrados e jogando fora aqueles inúteis ou venenosos, como um pescador experiente com os peixes. Quem é o sábio então? O cristão que não segue tudo o que vem à mente: só podemos ter uma mentalidade habitada pelo Espírito se não nos deixarmos superar por pensamentos de desespero, de medo, de ansiedades pelo futuro; Da mesma forma, nossa mente não pode ser invadida por contínuas distrações ou informações inúteis, ou, pior ainda, ser um escravo das redes sociais. Também pode acontecer que sejamos obcecados por ressentimentos, ciúmes, pensamentos de autodestruição.
Coragem: o Evangelho nos convida a purificar nossos pensamentos para acolher o pensamento de Cristo. Um coração evangélico exige uma mente livre!
 
A segunda indicação: Jesus fala de um julgamento: não podemos negar esta verdade de fé que professamos no Creio todos os domingos: "De onde há de vir a julgar os vivos e os mortos". Mas esse julgamento é uma luz feliz de verdade, não uma sentença de um tirano; é descanso, não terror. O julgamento final é para quem crê o triunfo do amor divino.
 
O encontro com o Esposo; mas para aqueles que negaram a Cristo ou viveram odiando seu irmão esta luz cheia de bondade destacará a verdade de uma vida sem frutos: "haverá choro e ranger de dentes". Então, onde está a sabedoria? Em aprender a viver desde cedo, colocando-se no horizonte da verdade que não passa! Não cometer o erro de confiar apenas no hoje, em soluções fáceis, em prazeres imediatos, nas opiniões que sustentam nossas escolhas egoístas. A vida cotidiana é  ameaçada mais pelo supérfluo do que pelo mal. Antecipamos o verdadeiro julgamento de Deus sobre nós, colocando-nos imediatamente no horizonte da verdade: um jovem cristão é sábio quando a verdade é dita, a verdade é procurada, a verdade é oferecida. Nesse sentido, o exame da consciência e a confissão sacramental é uma ótima ferramenta para crescer na verdadeira sabedoria.
 
Finalmente a terceira indicação: O escriba do Reino - como ensina o Evangelho proclamado - é o cristão que "extrai coisas antigas e coisas novas do tesouro do seu coração”. É uma expressão maravilhosa que também pode ser traduzida assim: o verdadeiro sábio é aquele que vive as coisas antigas que sempre darão novas alegrias e novas coisas que tem o sabor da antiguidade. Um exemplo para entender a relação entre o antigo e o novo: o antigo testamento prepara o novo; mas o novo é totalmente entendido apenas com referência ao antigo. O Velho e o Novo precisam um do outro para se abrirem. A sabedoria do mundo, por outro lado, não integra o antigo e o novo, mas desintegra, troca o antigo pelo velho e o novo pela novidade; oscila entre as modas de última hora e as fugas no passado: esses extremismos sempre criaram conflito, aspereza, hostilidade.
 
Então aqui está a terceira indicação: a pessoa batizada deve ser uma nova criatura que tem o gosto do antigo, isto é, que tem raízes, que floresce na base da história milenar de santidade da qual a Igreja é feita. O cristão autêntico não é nem tradicionalista nem progressista. É uma "nova criação" que preserva o bom gosto do pão caseiro, perfumado e apetitoso justamente porque é amassado e cozido com uma receita antiga.
 
Então, queridos, aqui estão as três pérolas extraídas da concha do Evangelho de hoje: purificar a mente; antecipar o Juízo Divino sobre nós, tornando a verdade; tornar-se novos homens que se enraízam na tradição do Povo Santo do Senhor.
 
Queridos jovens, o Espírito os torna sábios como a Mãe de Deus, que meditou tudo no coração e como o grande doutor Santo Afonso de Ligório, que inteligentemente re-evangelizou os concidadãos de sua Nápoles no século XVIII.
 
Envie ó Pai o  seu Espírito e renove os nossos corações à imagem do seu Filho Jesus, nascido da Virgem Maria. Amém 

 

 

 

 


voltar

 

Buscar  
Em    
 
 
 
 
 
 
 
Digite seu e-mail abaixo para receber nossas atualizações.
 
 
 
 

Testemunho de

Testemunho de

Testemunho de Maria Auxiliadora Almeida Castro - Montes Claros - MG

Ver Mais Testemunhos
Envie seu Testemunho
 
  Siga-nos Facebook Facebook  
 
© 2024 medjugorje.org.br | medjugorje.org.pt - Site melhor visualizado em Internet Explorer 8 - 1024x768 px ou superior.