Na manhã desta terça-feira (02/08) foi apresentada pela Sala de Imprensa da Santa Sé a mensagem do Papa Francisco para os Jovens que participam do Festival (Mladifest) em Medjugorje que se realiza de 1 a 6 de agosto. Francisco iniciou sua mensagem citando o evangelista Mateus cap. 11: “Vinde a mim todos os que estais cansados sob o peso do vosso fardo e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas, pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.
Aprendei de mim e encontrareis descanso.
Em seguida recordou aos jovens que como naquele tempo, assim também hoje, "Jesus se dirige a todos vocês, queridos jovens, e através do lema do Festival deste ano, inspirado no Evangelho que acaba de ser mencionado, Ele dirige Seu convite a vocês: 'Aprendei de mim e encontrareis descanso'".
Francisco recorda aos jovens que “Jesus sabe como a vida pode ser dura e que há muitas coisas que sobrecarregam nossos corações”. Por isso o convite “vinde a mim e aprendei de mim”. "Este chamamento requer caminhada e confiança – continua o Papa - e não nos permite ficar parados, rígidos e temerosos diante dos desafios da vida. Parece fácil, mas em momentos escuros simplesmente nos retiramos para dentro de nós mesmos. É justamente desta solidão que Jesus quer nos fazer sair, e é por isso que ele diz: ‘Vinde’”.
Em seguida o Papa reitera seu convite aos jovens:
“Caros amigos, vão a Ele com o coração aberto, tomem seu jugo e aprendam com Ele. Vão ao Mestre para se tornarem Seus discípulos e herdeiros da Sua paz. Tomem Seu jugo com o qual descobrirão a vontade de Deus tornando-se assim participantes do mistério da Sua cruz e ressurreição”
Ele também carrega um fardo
Encorajando os jovens afirmou ainda: “Caminhando com Ele e seguindo-O, aprendereis com Ele. Ele é o Senhor que não impõe aos outros um fardo que ele mesmo não carrega. Ele se dirige aos humildes, aos pequeninos e aos pobres porque ele mesmo se fez pobre e humilde”.
“Queridos amigos – concluiu o Santo Padre - não tenham medo, vão a Ele com tudo o que vocês carregam em seu coração. Ele é o único Senhor que oferece o verdadeiro descanso e a verdadeira paz. Sigam o exemplo de Maria, Sua e nossa Mãe, que vos conduzirá a Ele”.
Jane Nogara - Vatican News