Histórico das Aparições



Arqudiocese de Zagreb

" Nós bispos, após estudos feitos por uma comissão ao longo de três anos de duração, aceitamos Medjugorje como um lugar santo, como um santuário.  Isto significa que nada temos contra se alguém venera a Mãe de Deus de modo e também de acordo com os ensinamentos e as crenças da Igreja. Portanto, estaremos prosseguindo com nossos estudos. A Igreja não tem pressa”.     (Revista Glas Koncila, 15 de agosto de 1993)

 

Sua Eminência Cardeal Dr. Franjo Kuharic, Arcebispo de Zabreb

 


A Paróquia de Medjugorje

A paróquia de Medjugorje fica situada na Herzegovina, 25 km a sudoeste da cidade de Mostar. Medjugorje (o nome é de origem eslava e significa uma região entre duas montanhas) juntamente com as aldeias de Bijakovici, Vionica, Miletina e Surmanci, formam uma paróquia católica romana onde hoje, (ano de 2005) habitam cerca de 5.000 habitantes. O cuidado pastoral da paróquia está confiado aos padres da Província Franciscana Herzegovina da Assunção de Maria.

 

Toda a região é habitada por croatas que foram cristianizados há mais de treze séculos. Em documentos históricos, a aldeia foi mencionada em 1599 pela primeira vez. A paróquia atual foi fundada em 1982 e dedicada a São Tiago Apóstolo, o protetor dos peregrinos.

 
Até o dia 24 de junho de 1981, Medjugorje vivia como qualquer outra aldeia desta região: as pessoas trabalhavam suas terras, plantavam tabaco e uvas, produziam vinho e legumes para manter o suficiente para uma vida modesta com suas famílias. Devido aos problemas sociais, muitos espalharam-se pelo mundo: para países além mar e pela Europa Oriental, assim como outras cidades na Bósnia Herzegovina e Croácia.

 

As aparições de Nossa Senhora

Em 1981, quando as aparições se iniciaram, a vida da paróquia mudou: Nossa Senhora escolheu para serem suas testemunhas e colaboradores, não somente os seis videntes, mas toda a paróquia e seus peregrinos. Isto foi expresso na seguinte mensagem: “Eu escolhi esta paróquia de modo especial e eu quero guiá-la”. 1º. de março de 1984.

No dia 24 de junho de 1981, por volta das 18 horas, seis jovens - Ivanka Ivankovic, Mirjana Dragicevic, Vicka Ivankovic, Ivan Dragicevic, Ivan Ivankovic e Milka Pavlovic - viram, sobre a colina chamada Crnica, várias centenas de metros acima do local chamado Podbrdo, uma jovem com uma criança nos braços que lhes fazia sinal para aproximarem-se dela. Surpresos e assustados, eles não se aproximaram.

 

No dia seguinte, 25 de junho de 1981, ao mesmo tempo, quatro deles: Ivanka Ivankovic, Mirjana Dragicevik, Vicka Ivankovic e Ivan Dragicevic sentiram-se fortemente atraídos para o local onde tinham visto a pessoa no dia anterior, que eles haviam reconhecido como Nossa Senhora. Maria Pavlovic e Jakov Colo se juntaram a eles. O grupo de videntes de Medjugorje estava formado. Eles rezaram e conversaram com Nossa Senhora. Esta é a razão pela qual o dia 25 de junho é celebrado como sendo o Aniversário das Aparições. De acordo com o testemunho dos videntes, deste dia em diante, eles tiveram aparições diárias, juntos ou separadamente, onde quer que estivessem. Milka Pavlovic e Ivan Ivankovic nunca mais viram Nossa Senhora.

 

No terceiro dia das aparições, 26 de junho de 1981, Nossa Senhora apresentou seu chamado à paz, pela primeira vez, com as palavras: “Paz, paz, paz – e somente paz! A paz deve reinar entre Deus e o homem e entre os homens!” Atraídos pelas aparições de Nossa Senhora e pelas mensagens, as pessoas – em primeiro lugar os paroquianos e depois vindas de outras aldeias e de todo os lugares do mundo – começaram a reunir-se e rezar.

 

A perseguição aos videntes, por parte de seus pais e parentes, dos paroquianos e padres e até por parte dos peregrinos começou imediatamente depois do início das aparições. Os videntes foram levados para investigações da polícia e para exames psiquiátricos, mas sempre era concluído que eles eram saudáveis. A esta mesma conclusão chegaram as investigações realizadas nos anos seguintes.

 

 

Frei Jozo Zovko, pároco de Medjugorje, naquela ocasião, foi detido, um mês e meio após a primeira aparição. Embora inocente, foi condenado por um tribunal comunista a três anos e meio de prisão.

 

Graças às aparições de Nossa Senhora, Medjugorge – uma simples paróquia de aldeia – tornou-se um local de encontro para uma multidão de peregrinos de todo o mundo (nos primeiros 20 anos, mais de 20 milhões), e um dos maiores centros de oração do mundo, comparável a Lourdes e a Fátima. Inumeráveis testemunhas dizem que, precisamente neste local, encontraram a fé e a paz.

 

De acordo com testemunhos unânimes dos videntes, Nossa Senhora fornece à eles mensagens para serem transmitidas para a paróquia e para o mundo. As mensagens falam principalmente de PAZ, FÉ, CONVERSÃO, ORAÇÃO E JEJUM. Os paroquianos e os peregrinos devem tornar-se testemunhas das aparições e das mensagens de Nossa Senhora em primeiro lugar, e depois, juntamente com os videntes, unir-se à ela na realização do plano de conversão do mundo e de sua reconciliação com Deus.

 

No final de 1982, Nossa Senhora começou a conceder locuções interiores (locutio cordis) a duas garotas de dez anos de idade, Jelena e Marijana Vasilij. Por meio de seu grupo de oração, ela aconselhou – de 1983 até 1987 – o movimento de oração que foi criado desde o início das aparições.

As mensagens de Nossa Senhora, transmitidas em Medjugorje, constituem-se em uma escola específica de paz, de oração e de amor.
 


voltar

 

Buscar  
Em    
 
 
 
 
 
 
Digite seu e-mail abaixo para receber nossas atualizações.
 
 
 
 

Testemunho de

Testemunho de

Testemunho de Maria Auxiliadora Almeida Castro - Montes Claros - MG

Ver Mais Testemunhos
Envie seu Testemunho
 
  Siga-nos Facebook Facebook  
 
© 2024 medjugorje.org.br | medjugorje.org.pt - Site melhor visualizado em Internet Explorer 8 - 1024x768 px ou superior.