Dados Geográficos



Noções sobre a área e a sua população


I. POSIÇÃO GEOGRAFICA, CLIMA, CONDIÇÕES HIDROGRAFICAS E VEGETAÇÃO


1.1 A posição geográfica da Herzegovina


A paróquia de  Medjugorje se localiza ao sul da Herzegovina, no atual pais da Bósnia Herzegovina. Para que os leitores tenham um quadro completo da sua posição, clima, águas e vegetação de  Medjugorje é importante saber sobre a região onde ela se encontra.
A Herzegovina esta situada em duas regiões : uma montanhosa ao norte e outro ribeirinho ao sul. A cadeia de montanhas com relevos de até 2000 metros acima do nível do mar  restringe o movimento de massas de ar do Mediterrâneo  criando  condições climáticas favoráveis para o cultivo de varias plantações.
A Herzegovina abrange uma área de 9.948 km2. Faz fronteira ao leste com Montenegro, ao norte e a oeste com a  Bósnia, ao sul e sudeste com a Croácia e costa Adriática. Mostar é o principal centro cultural e administrativo. 

1.2 Condições Climáticas


O clima da Herzegovina é influenciado pela proximidade do mar, pelo relevo e pelas altitudes acima do nível do mar.
Medjugorje se encontra em uma região da Herzegovina onde prevalece o clima mediterrâneo, com invernos amenos e verões quentes ,e chuvas abundantes durante a estação fria.
Durante o inverno o mar Adriático envia o calor acumulado no verão e abranda a temperatura do ar durante o inverno.
As temperaturas mais elevadas são atingidas nos meses de julho e agosto.
A estação de maiores chuvas na Herzegovina é o outono, mas podem ser também na primavera. A precipitação é mais abundante durante os meses de novembro e dezembro.
Quanto aos ventos, na Herzegovina  a maioria vêem  do norte e nordeste. As pessoas chamam de vento do norte. Este vento é um vento seco e sopra principalmente no inverno, em media a cada dois dias, fazendo a temperatura abaixar.
Na Herzegovina tem também outro vento forte que sopra nesta área, é o vento do sul. Sopra na direção do Mar Adriatico, na maioria das vezes sopra forte no outono e na primavera. Ele é saturado de umidade, no outono traz  chuvas abundantes. É um vento  muito forte que dura alguns dias e deixará de soprar somente após uma boa chuva.
Com base nesses elementos climáticos, registrados nos anais meteorológicos, pode-se concluir que Herzegovina apresenta um clima mediterrâneo, continental e  de montanha. A região do sul, onde esta localizado Medjugorje, tem um clima mediterrâneo.

1.3 Condições hidrográficas

A Herzegovina  apresenta um terreno rochoso acidentado onde as camadas de calcário apresentam a dezena de metros , ocasionalmente rachado, desintegrado ou agrupados para formar blocos. A água, devido as rachaduras,  desaparece rapidamente da superfície e vai formar os "tanques" no interior da terra ou forma um fluxo subterrâneo e emerge à superfície como um rio. A partir dai, os rios de fluxo da Herzegovina: Buna, Tihaljina, Radobolja, Trebisnica, Vriostica, Breg, Rama, Bukq, Krupic, etc. Alguns destes rios, após um curso de curta duração na superfície, eles desaparecem de novo no subterrâneo fluindo por vários quilômetros e então reaparecem na superfície com outro nome.
Apos as fortes chuvas de outono que caem, formam-se córregos, aumentam o nível dos rios causando inclusive inundações, e as paisagens características são transformadas em lagos. A área ao sul da Herzegovina é a mais pobre de nascentes em relação a área de montanhas, mas é aquela que possui  uma atração real, sendo a água mais abundante que da montanha.
 Os cursos de água da Herzegovina são muito atraentes. Alguns, para os amantes da natureza, outros para os canoístas, alguns para os pescadores e outros para aqueles que procuram um lugar para tomar banho, descansar e refrescar.

 

1.4 A vegetação


Como a área da Herzegovina se estende do mar para as montanhas, as colinas dao lugar aos bosques. Algumas paisagens da Herzegovina sao desertos de pedras durante o inverno ou durante a seca do verão, quando a vegetação descansa.
Podemos dizer que 56,8% da área da Herzegovina é dedicada à agricultura (terras aráveis e pastoral), enquanto as florestas cobrem 42,4% da superfície. O que resta é de 0,8% de área.
No sul da Herzegovina prevalece a vegetação sempre verde e a paisagem é impressionante o ano todo . A folhagem verde é o ornamento perfeito para as montanhas de pedra calcaria e para as margens do mar. Nas imediações de Medjugorje encontramos extensões de bosques  arborizadas, e aqui e ali aparecem para embelezar outras áreas da Herzegovina. 
Na Herzegovina também tem algumas espécies nativas de plantas. Entre estas significativas variedades  Mediterrâneas esta' a romã. Suas flores e frutos vermelhos são uma verdadeira atração. O carvalho, a hera, a faia e o laburno são elementos pertencentes à flora do Mediterrâneo, enquanto que os pinheiros são típicos da flora Euro-asiática. Belas plantas como sálvia e o laburno são uma atração real, com suas características flores nas montanhas da Herzegovina. Quando floresce o cinza calcário das montanhas  desaparece.. Durante a primavera, o laburno dá uma coloração amarela, que mais tarde torna-se azul com a salvia e, em seguida, a urze branca e os arbustos florescendo em amarelo-marrom. Se olharmos de cima, veríamos a paisagem como um tapete multicolorido. Esta é a paisagem romântica da Herzegovina. O perfume das flores e o frescor do ar tem uma influência benéfica sobre o corpo humano. As abelhas voam de flor em flor e produzem um mel com propriedades curativas  famoso na Herzegovina.
Além das espécies naturais autóctones, há também as culturas artificiais, que o homem criou com suas próprias mãos e  com a ajuda do solo fértil da região. O famoso tabaco da Herzegovina (Nicotinum tobacum) se destaca por sua qualidade, como um dos melhores tabacos do mundo. No entanto, atualmente, a sua produção foi praticamente interrompida.
 A Herzegovina também tem outras raridades que são o orgulho dos produtores locais. Entre elas incluem algumas variedades especiais de videiras: Zilavka e Blatina. Estas videiras crescem apenas na Herzegovina, devido à sua localização e ao clima mediterrâneo. Graças ao seu clima e sua localização, a Herzegovina é famosa por suas cerejas que amadurecem muito mais cedo do que em outras regiões. Além disso, os solos desta região são ótimos para o  plantio de frutas, milhares de árvores de cereja, ameixas, peras, pêssegos, maçãs, damascos, etc. A Herzegovina tornou-se um importante centro para o cultivo de hortaliças e frutas em toda a Bósnia e Herzegovina. Eles são imensas plantações, irrigadas artificialmente.

 

II. A POPULACAO


Medjugorje conta atualmente com cerca de 4300 habitantes. Todas as pessoas que aqui estão são de nacionalidade croata, falam a língua croata, usam o alfabeto latino e são católicas. O novo Estado onde se encontra Medjugorje é uma democracia parlamentar.
A história desta região tem sido caracterizada pela continua migração da população. Antes da Primeira Guerra Mundial as pessoas emigraram por causa da pobreza generalizada. Durante o período entre as duas guerras mundiais, a hegemonia sérvia e perseguição no Estado multi-étnico da nova Iugoslávia , levou muitos a abandonar sua terra natal para terras distantes da America Norte e América do Sul.  No entanto, a migração em grande escala começou após a Segunda Guerra Mundial, quando os ditadores comunistas forçaram muitos a fugir para além das fronteiras da Croácia, sufocada pela ilusão da  chamada  Iugoslávia comunista. No início dos anos sessenta, houve um grande êxodo do povo croata à procura de um "trabalho temporário" na Alemanha, Suécia, Suíça, Estados Unidos, Canadá, Austrália e até mesmo na África do Sul e Nova Zelândia. . Os comunistas afirmaram que estes haviam deixado o pais apenas temporariamente, quando na verdade foram vendidos como escravos em todo o Mundo . Eles foram explorados como mão de obra barata. Foram obrigados a trabalhar apenas para sobreviver, e  pelo sistema político comunista,  foram considerados "inimigos do Estado", eles e seus parentes que ainda residem em sua terra natal. Para eles, o retorno era impossível.
A população de Medjugorje, reforçada pelos acontecimentos sobrenaturais em torno das aparições de Nossa Senhora, que começaram em 1981,  lentamente começou a voltar para casa.
 


voltar

 

Buscar  
Em    
 
 
 
 
 
 
Digite seu e-mail abaixo para receber nossas atualizações.
 
 
Eventos no Brasil
Eventos em Portugal

24/05/2017 - Azenhas do Mar (Colares)
Oração Mariana - às 21:00

25/05/2017 - Lisboa
Celebração pela Paz no Mundo - Igreja de S. Nicolau

Ver Todos
 
 

Testemunho de Maria Auxiliadora Almeida Castro - Montes Claros - MG

MEDJUGORJE - Pedacinho da Bósnia-Herzegovina onde o Céu toca a Terra, cravejado entre duas montanhas Solo sagrado, que há 35 anos recebe as aparições de Nossa Senhora Rainha da Paz.

Testemunho de Frei Marino Kuzminski

Lembro-me muito bem da minha primeira vinda aqui. Eu tinha vindo em uma peregrinação com a minha paróquia de Koprivnice, e eu era o peregrino mais jovem do grupo.Foi uma experiência ....

Testemunho de Sr. Edmar Neves

Domingo, dia 12 de junho de 2016, experimentei momentos de profunda espiritualidade, no retiro conduzido...

Ver Mais Testemunhos
Envie seu Testemunho
 
  Siga-nos Facebook Facebook  
 
© 2017 medjugorje.org.br | medjugorje.org.pt - Site melhor visualizado em Internet Explorer 8 - 1024x768 px ou superior.
Astec Web - Criação de Sites e Lojas Virtuais