Dados Geográficos



Noções sobre a área e a sua população


I. POSIÇÃO GEOGRAFICA, CLIMA, CONDIÇÕES HIDROGRAFICAS E VEGETAÇÃO


1.1 A posição geográfica da Herzegovina


A paróquia de  Medjugorje se localiza ao sul da Herzegovina, no atual pais da Bósnia Herzegovina. Para que os leitores tenham um quadro completo da sua posição, clima, águas e vegetação de  Medjugorje é importante saber sobre a região onde ela se encontra.
A Herzegovina esta situada em duas regiões : uma montanhosa ao norte e outro ribeirinho ao sul. A cadeia de montanhas com relevos de até 2000 metros acima do nível do mar  restringe o movimento de massas de ar do Mediterrâneo  criando  condições climáticas favoráveis para o cultivo de varias plantações.
A Herzegovina abrange uma área de 9.948 km2. Faz fronteira ao leste com Montenegro, ao norte e a oeste com a  Bósnia, ao sul e sudeste com a Croácia e costa Adriática. Mostar é o principal centro cultural e administrativo. 

1.2 Condições Climáticas


O clima da Herzegovina é influenciado pela proximidade do mar, pelo relevo e pelas altitudes acima do nível do mar.
Medjugorje se encontra em uma região da Herzegovina onde prevalece o clima mediterrâneo, com invernos amenos e verões quentes ,e chuvas abundantes durante a estação fria.
Durante o inverno o mar Adriático envia o calor acumulado no verão e abranda a temperatura do ar durante o inverno.
As temperaturas mais elevadas são atingidas nos meses de julho e agosto.
A estação de maiores chuvas na Herzegovina é o outono, mas podem ser também na primavera. A precipitação é mais abundante durante os meses de novembro e dezembro.
Quanto aos ventos, na Herzegovina  a maioria vêem  do norte e nordeste. As pessoas chamam de vento do norte. Este vento é um vento seco e sopra principalmente no inverno, em media a cada dois dias, fazendo a temperatura abaixar.
Na Herzegovina tem também outro vento forte que sopra nesta área, é o vento do sul. Sopra na direção do Mar Adriatico, na maioria das vezes sopra forte no outono e na primavera. Ele é saturado de umidade, no outono traz  chuvas abundantes. É um vento  muito forte que dura alguns dias e deixará de soprar somente após uma boa chuva.
Com base nesses elementos climáticos, registrados nos anais meteorológicos, pode-se concluir que Herzegovina apresenta um clima mediterrâneo, continental e  de montanha. A região do sul, onde esta localizado Medjugorje, tem um clima mediterrâneo.

1.3 Condições hidrográficas

A Herzegovina  apresenta um terreno rochoso acidentado onde as camadas de calcário apresentam a dezena de metros , ocasionalmente rachado, desintegrado ou agrupados para formar blocos. A água, devido as rachaduras,  desaparece rapidamente da superfície e vai formar os "tanques" no interior da terra ou forma um fluxo subterrâneo e emerge à superfície como um rio. A partir dai, os rios de fluxo da Herzegovina: Buna, Tihaljina, Radobolja, Trebisnica, Vriostica, Breg, Rama, Bukq, Krupic, etc. Alguns destes rios, após um curso de curta duração na superfície, eles desaparecem de novo no subterrâneo fluindo por vários quilômetros e então reaparecem na superfície com outro nome.
Apos as fortes chuvas de outono que caem, formam-se córregos, aumentam o nível dos rios causando inclusive inundações, e as paisagens características são transformadas em lagos. A área ao sul da Herzegovina é a mais pobre de nascentes em relação a área de montanhas, mas é aquela que possui  uma atração real, sendo a água mais abundante que da montanha.
 Os cursos de água da Herzegovina são muito atraentes. Alguns, para os amantes da natureza, outros para os canoístas, alguns para os pescadores e outros para aqueles que procuram um lugar para tomar banho, descansar e refrescar.

 

1.4 A vegetação


Como a área da Herzegovina se estende do mar para as montanhas, as colinas dao lugar aos bosques. Algumas paisagens da Herzegovina sao desertos de pedras durante o inverno ou durante a seca do verão, quando a vegetação descansa.
Podemos dizer que 56,8% da área da Herzegovina é dedicada à agricultura (terras aráveis e pastoral), enquanto as florestas cobrem 42,4% da superfície. O que resta é de 0,8% de área.
No sul da Herzegovina prevalece a vegetação sempre verde e a paisagem é impressionante o ano todo . A folhagem verde é o ornamento perfeito para as montanhas de pedra calcaria e para as margens do mar. Nas imediações de Medjugorje encontramos extensões de bosques  arborizadas, e aqui e ali aparecem para embelezar outras áreas da Herzegovina. 
Na Herzegovina também tem algumas espécies nativas de plantas. Entre estas significativas variedades  Mediterrâneas esta' a romã. Suas flores e frutos vermelhos são uma verdadeira atração. O carvalho, a hera, a faia e o laburno são elementos pertencentes à flora do Mediterrâneo, enquanto que os pinheiros são típicos da flora Euro-asiática. Belas plantas como sálvia e o laburno são uma atração real, com suas características flores nas montanhas da Herzegovina. Quando floresce o cinza calcário das montanhas  desaparece.. Durante a primavera, o laburno dá uma coloração amarela, que mais tarde torna-se azul com a salvia e, em seguida, a urze branca e os arbustos florescendo em amarelo-marrom. Se olharmos de cima, veríamos a paisagem como um tapete multicolorido. Esta é a paisagem romântica da Herzegovina. O perfume das flores e o frescor do ar tem uma influência benéfica sobre o corpo humano. As abelhas voam de flor em flor e produzem um mel com propriedades curativas  famoso na Herzegovina.
Além das espécies naturais autóctones, há também as culturas artificiais, que o homem criou com suas próprias mãos e  com a ajuda do solo fértil da região. O famoso tabaco da Herzegovina (Nicotinum tobacum) se destaca por sua qualidade, como um dos melhores tabacos do mundo. No entanto, atualmente, a sua produção foi praticamente interrompida.
 A Herzegovina também tem outras raridades que são o orgulho dos produtores locais. Entre elas incluem algumas variedades especiais de videiras: Zilavka e Blatina. Estas videiras crescem apenas na Herzegovina, devido à sua localização e ao clima mediterrâneo. Graças ao seu clima e sua localização, a Herzegovina é famosa por suas cerejas que amadurecem muito mais cedo do que em outras regiões. Além disso, os solos desta região são ótimos para o  plantio de frutas, milhares de árvores de cereja, ameixas, peras, pêssegos, maçãs, damascos, etc. A Herzegovina tornou-se um importante centro para o cultivo de hortaliças e frutas em toda a Bósnia e Herzegovina. Eles são imensas plantações, irrigadas artificialmente.

 

II. A POPULACAO


Medjugorje conta atualmente com cerca de 4300 habitantes. Todas as pessoas que aqui estão são de nacionalidade croata, falam a língua croata, usam o alfabeto latino e são católicas. O novo Estado onde se encontra Medjugorje é uma democracia parlamentar.
A história desta região tem sido caracterizada pela continua migração da população. Antes da Primeira Guerra Mundial as pessoas emigraram por causa da pobreza generalizada. Durante o período entre as duas guerras mundiais, a hegemonia sérvia e perseguição no Estado multi-étnico da nova Iugoslávia , levou muitos a abandonar sua terra natal para terras distantes da America Norte e América do Sul.  No entanto, a migração em grande escala começou após a Segunda Guerra Mundial, quando os ditadores comunistas forçaram muitos a fugir para além das fronteiras da Croácia, sufocada pela ilusão da  chamada  Iugoslávia comunista. No início dos anos sessenta, houve um grande êxodo do povo croata à procura de um "trabalho temporário" na Alemanha, Suécia, Suíça, Estados Unidos, Canadá, Austrália e até mesmo na África do Sul e Nova Zelândia. . Os comunistas afirmaram que estes haviam deixado o pais apenas temporariamente, quando na verdade foram vendidos como escravos em todo o Mundo . Eles foram explorados como mão de obra barata. Foram obrigados a trabalhar apenas para sobreviver, e  pelo sistema político comunista,  foram considerados "inimigos do Estado", eles e seus parentes que ainda residem em sua terra natal. Para eles, o retorno era impossível.
A população de Medjugorje, reforçada pelos acontecimentos sobrenaturais em torno das aparições de Nossa Senhora, que começaram em 1981,  lentamente começou a voltar para casa.
 


voltar

 

Buscar  
Em    
 
 
 
 
 
 
Digite seu e-mail abaixo para receber nossas atualizações.
 
 
 
 

Testemunho de

Testemunho de

Testemunho de Maria Auxiliadora Almeida Castro - Montes Claros - MG

Ver Mais Testemunhos
Envie seu Testemunho
 
  Siga-nos Facebook Facebook  
 
© 2024 medjugorje.org.br | medjugorje.org.pt - Site melhor visualizado em Internet Explorer 8 - 1024x768 px ou superior.